UniAGRO & Bayer realizam debate sobre Manejo de Doenças da Soja com o pesquisador Luis Carregal

Evento foi realizado em LEM pela UniAGRO em parceria com a Bayer.

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 23 de fevereiro, o 1° Debate de Manejo de Doenças de Soja realizado pela UniAGRO em parceria com a Bayer. O evento contou com cerca de 40 pessoas, entre produtores rurais e parceiros, e foi realizado na unidade da UniAGRO de Luís Eduardo Magalhães. “Este evento é uma parceria entre as duas empresas para trazer conhecimento e informações embasadas em pesquisas para nossos clientes”, explicou Wallas Queiroz, coordenador técnico/comerial UniAGRO e sócio da UniFERT.

O debate contou com a excelente apresentação do pesquisador Luis Carregal, engenheiro agrônomo, mestre em fitopatologia e sócio proprietário da Agro Carregal – Pesquisa e Proteção de Plantas. Carregal abordou na sua explanação dicas e observações sobre o manejo das principais doenças da soja, como DFC, mofo branco, ferrugem asiática, oídio, mela, antracnose e mancha alvo. Segundo o pesquisador, é crucial para o produtor conhecer os produtos que utiliza e o correto manejo dos mesmos, para aumentar a eficácia e evitar aplicações desnecessárias. “O mesmo produto pode apresentar 30% de controle ou 90%, dependendo do momento de sua aplicação. Aplicar na hora certa, com um bom manejo integrado, faz toda diferença”.

Para Carregal, “o mais importante é preferir programas de controle a produtos. Controle mais efetivo gera mais produtividade e menos custos”. De acordo com sua apresentação, alguns dos erros mais comuns cometidos pelos produtores são reduzir a dose do fungicida pela metade e dobrar o número de aplicações, reduzir o intervalo entre as aplicações, turbinar as misturas triazol + estrobilurinas com mais triazol, fazer mistura de dois produtos com meia dose de cada e aumentar a dose do fungicida sem orientação técnica. Pesquisas evidenciam que entre as estratégias químicas utilizadas mais eficientes para reduzir a pressão de seleção para fungos resistentes em diferentes patossistemas são: misturar entre produtos com diferentes sítios de ação e substituir o grupo químico com problema de resistência. “Obedecer as medidas legais, como vazio sanitário, proibir safrinha de soja e respeitar a época de semeadura (evitando plantios tardios), são pontos essenciais na luta contra as doenças da soja. Hoje o produtor entende muito mais do que alguns anos atrás em relação ao manejo e produtos que podem lhe auxiliar. No entanto, percebo que o agronegócio vai evoluir ainda mais quando todos os produtores rurais tratarem suas fazendas como um negócio”, finalizou o pesquisador.

O produtor rural Carlinhos Brentan foi um dos participantes que saiu satisfeito com o debate. “A gente sempre aprende algo novo nesses eventos. A troca de experiências é muito importante para nosso conhecimento. Hoje foi muito produtivo para tirar dúvidas técnicas e aprender novas estratégias de manejo. Tive uma dúvida específica que o Carregal elucidou ao final da palestra”, afirmou. Após o debate, os presentes aproveitaram o jantar oferecido pela UniAGRO para encerrar a noite. A UniAGRO é distribuidora autorizada da Bayer no oeste da Bahia e no Tocantins, trabalhando com os melhores fungicidas do mercado para controle da ferrugem asiática, DFC’s e outras doenças da soja.

 

Fonte: UniAGRO

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias