Oeste da Bahia: Encontro de Mulheres Cooperfarms consolida-se no calendário regional de eventos

Pelo segundo ano consecutivo, a Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia promoveu em Luís Eduardo Magalhães, o Encontro de Mulheres Cooperfarms. A ideia que nasceu no ano de 2017, com intuito de agregar valor aos negócios dos cooperados, através da integração das mulheres em um único movimento, reuniu nesta última quarta-feira (14) 120 mulheres, dentre as quais lideranças do agronegócio na região e convidadas. O saldo positivo representa um acréscimo de 38 % do número de inscritas em relação a primeira edição, dado que consolida o evento como um dos principais no Oeste da Bahia, voltado exclusivamente para o público feminino e com forte atuação no setor agropecuário.

Para o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o encontro evidenciou o perfil das mulheres da região em diversas frentes de atuação. “É uma imensa satisfação vermos um ambiente como o Encontro de Mulheres Cooperfarms, repleto não somente de histórias, de experiências de vida e de sonhos, mas também repleto de mulheres engajadas, atentas às necessidades das suas famílias e da atividade profissional, com metas e objetivos, com vontade de agregar, de se reinventar e, principalmente, de serem mulheres que desempenham muito bem o seu papel”, enfatizou o Kappes.

No mercado de trabalho, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2009 e 2013, registrou um aumento da presença feminina em vagas de trabalho formal no Brasil. O público feminino atingiu 43% de participação, enquanto 57% ficaram com os homens.  Outro dado interessante que demonstra a força da mulher é que no Brasil, 40% dos lares são chefiados por mulheres (segundo o IBGE, pesquisa de 2015). Além disso, mulheres constituem 57% dos universitários e são a maioria entre os detentores de ensino superior. No Brasil, 12,5% das mulheres completaram a graduação contra 9,9% dos homens.

Nesta edição, o evento aconteceu no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – entidade apoiadora, e discutiu os temas: inteligência emocional, como ferramenta na gestão de conflitos em negócios familiares, com a coach e consultora organizacional, especialista em planejamento e gestão empresarial, Tudy Vieira, e constelação familiar, um método psicoterapêutico recente, que através de uma abordagem sistêmica não empirista, ou subjetiva, reconstruí a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios do fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família, com Constelador associado e Membro da Hellinger Sciencia, Mateus Santos.

“Esse é sempre um momento preparado com muito carinho para que, cooperadas, esposas e filhas de cooperados da Cooperfarms e mulheres convidadas, possam refletir sobre sua condição junto à família e à frente dos negócios, através da troca de experiências em diversos assuntos, que vão desde motivação e autoestima até a definição de estratégias para uma maior inserção na dinâmica social e organizacional”, ressaltou a comissão organizadora do encontro que, também, contou como apoio do Núcleo Mulheres do Agro – Oeste da Bahia, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA e Sicredi.

 

Fonte: Cooperfarms

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias