Alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira e sábado em áreas do Matopiba e Centro-Oeste

Instabilidades estão bastante ativas sobre o Nordeste e Centro-Oeste do país nesta sexta-feira (23). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, alerta para a ocorrência de muitas chuvas até sábado em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e nos estados de Mato Grosso e Goiás.

Segundo o órgão meteorológico brasileiro, as chuvas nessas áreas devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Apenas no Piauí elas não serão acompanhadas de ventos intensos (40-60 Km/h). É baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As chuvas mais fortes no decorrer desta sexta-feira e no sábado dão continuidade às precipitações que já ocorreram nas últimas horas nas duas regiões. No Piauí, as informações são de que as chuvas têm atrapalhado bastante os trabalhos no campo. A tendência para o outono na região, no entanto, é de chuvas em volumes menores do que a média.

Essa condição, apesar de atrapalhar pontualmente a colheita da safra de verão pelo país, deve contribuir para o aumento da umidade no solo para o plantio da safrinha que ainda ocorre em algumas regiões. Produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras, já que no decorrer da próxima semana são esperadas mais instabilidades.

Aviso para as áreas: Centro Amazonense, Sul Amazonense, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense.

Aviso para as áreas: Sul e Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Oeste Baiano, Sertão Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta sexta-feira:

Aviso para as áreas: Distrito Federal, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Jalapão, Norte Tocantinense, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense, Centro Tocantinense

“Para o início da próxima semana, a previsão é de chuvas regulares e abrangentes em todo o estado do Mato Grosso. Entre domingo (25) e terça-feira (27), poderá ser observado um período de chuva sem interrupções, o que pode complicar a finalização da colheita da soja, que já entra na reta final nos municípios mato-grossenses”, noticiou a Climatempo.

Segundo dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a colheita da soja no estado atingiu 91,33% da área no estado até o dia 16 de março após um avanço semanal de 8,51 pontos percentuais. No Matopiba, os trabalhos no campo também já estão praticamente finalizados.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias