João Filho, extensionista rural do Ruraltins, destaca a Agrosudeste em entrevista ao Matopiba Agro; confira

O extensionista rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), João de Albuquerque Filho, é um dos organizadores da Agroalmas, evento realizado anualmente em Almas (TO), que a partir do ano que vem será chamado de Agrosudeste. A 4ª edição da feira, ocorrida em abril deste ano, apresentou números positivos.

“Os resultados da Agroalmas 2018 foram satisfatórios, nós conseguimos atingir em torno de R$ 5 milhões em negócios e geramos empregos na cidade”, destaca João Filho.

A feira, que começou como um simples dia de campo, foi crescendo e entrou de vez no calendário de eventos agropecuários do Tocantins. Sentindo a necessidade de dar maior ênfase na região Sudeste do estado, a Agroalmas foi transformada em Agrosudeste. “Sentimos a necessidade de abranger toda a região Sudeste, por isso que vai ser utilizado o nome Agrosudeste. Será a 5ª Agrosudeste e iremos fazer uma parceria com os prefeitos da região e com os produtores; será um evento com bastante troca de conhecimento e tecnologia”, ressalta João Filho.

A feira neste ano foi realizada entre os dias 13 e 14 de abril, com a participação de cerca de 2500 pessoas e 15 expositores. Os organizadores já estão preparando o evento do ano que vem, com um novo nome e a expectativa de maior público.

“Já estamos com a data agendada para o ano que vem: será do dia 11 ao dia 13 de abril. Dia 11 nós vamos fazer um dia de campo dentro do Colégio Agropecuário de Almas, onde ocorrerá também a abertura oficial; dia 12 teremos na Pescados Piracema um outro dia de campo, com vários palestrantes, como, por exemplo, o presidente da Peixe BR e alguns produtores de São Paulo; no último dia, 13 de abril, vamos realizar um dia de campo no projeto Manuel Alves (Dianópolis) sobre a fruticultura”, diz João Filho.

A Agrosudeste 2019 contará com leilões. Serão dois: um de máquinas agrícolas e outro de pecuária.

A região Sudeste do Tocantins destaca-se pela diversidade, com atuação expressiva em várias áreas do agronegócio. “A região Sudeste é bastante diversa, nós conseguimos ter a piscicultura, pecuária, produção de grãos, fruticultura, agricultura familiar, ouro”, destaca João Filho.

A expectativa com a mudança de nome da Agroalmas para Agrosudeste, é atrair a atenção dos tocantinenses e de todo o Matopiba para essa região, rica em recursos naturais e com atividades agrícolas diversificadas. A Agrosudeste é o primeiro e importante passo para uma maior visibilidade do Sudeste do Tocantins.

A realização da feira é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins (Seagro), Prefeitura Municipal de Almas, Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc), Colégio Agropecuário de Almas, Fazenda Galileia e Fazenda Laço de Ouro.

 

Redação Matopiba Agro – Túlio França

 

 

 

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias