Treinamento promovido pela Aciagri qualifica profissionais de revendas e cooperativas agrícolas em casos de sinistros

Quem já presenciou ou passou por uma situação de risco, seja em casa ou no trabalho, sabe o quanto o pronto atendimento evita o agravamento clínico, independente do caso. Desde um pequeno estancamento de sangue até mesmo em casos mais graves, os primeiros socorros são procedimentos básicos para preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um médico profissional ou uma equipe médica.

Com o intuito de orientar profissionais sobre tais procedimentos e de preservar a integralidade dos mesmos em casos de sinistros, a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) promove anualmente, o curso de Primeiros Socorros e Formação de Brigadistas destinados aos colaboradores das revendas e cooperativas agrícolas associadas, funcionários das unidades Campo Limpo gerenciadas pela Associação e colaboradores internos. Nesta edição, entre profissionais em formação e aqueles em reciclagem, ou seja, que já passaram pela formação em 2017, foram mais 70 colaboradores qualificados. O treinamento aconteceu entre os dias 12 a 14 de setembro, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Ministrado por profissionais locados no Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Luís Eduardo Magalhães, o curso faz parte dos programas estratégicos de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural (PGSSMA-TR) da Associação. Dividido em dois momentos: teoria e prática, o curso enfatizou instruções de primeiros socorros em casos de fraturas, queimaduras, hemorragias, afogamentos entre outros, bem como a prevenção e o combate a incêndios, com simulação de princípio de incêndio

De acordo com a profissional de Recursos Humanos da entidade, Tayonara Sales Sena, o curso atende a norma brasileira de segurança e trabalho (NBR 14276) que estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente.

“Com o conhecimento e a qualificação adquiridos eles saberão proceder de uma maneira adequada, retirando as pessoas com segurança do lugar da situação de risco, evitando inclusive o pânico e o alarme próximo ao local”, explicou. “Nosso objetivo é garantir a integridade do quadro de colaboradores, principalmente em situações de perigo provocadas por acidentes”, completou. Desde 2017, o curso também passou a ser uma das condicionantes para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A faturista, Camila Santos Cunegundes Garcia, que participou pela primeira vez, destacou a importância do treinamento, principalmente na orientação correta dos procedimentos em eventuais situações dentro ou fora da revenda. “Essa foi minha primeira experiência e já deu para ter uma noção real de como agir, seja numa queimadura com procedimentos de primeiros socorros, com também em casos de princípios de incêndio”, disse Camila.

 

Fonte: Aciagri

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias