Oeste da Bahia: Abapa contribui com formatura de estudantes da zona rural de Barreiras

Na noite da última sexta-feira (14), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou e contribuiu com a formatura de uma turma de cerca de 30 estudantes do 9ª ano do ensino fundamental da Escola Municipal Santa Luzia, na localidade Rio de Pedras, na zona rural de Barreiras. A solenidade foi fomentada pelo Núcleo Mulheres do Agro, por meio da Suzana Viccini, que vem promovendo um trabalho de parcerias com as entidades representativas dos agricultores, com foco no desenvolvimento e “empoderamento” da comunidade.

Um dos formandos, o estudante Douglas Oliveira, explica que este é um importante momento para ele e toda a família ao fechar o ciclo. “Só tenho a agradecer  a todo o pessoal da Abapa pelo apoio e colaboração e espero continuar nos estudos”, explica. Bastante emocionada ao participar da formatura, Vitória Abreu diz que a festa é um “sonho e que com a ajuda da Suzana e da Abapa, essa celebração só nos impulsiona a seguir adiante e continuar estudando e trabalhando”, afirma.  Vestidos com a tradicional “beca”, os estudantes tiveram direito a uma solenidade com todo o rito de uma formatura tradicional, com composição de mesa, ato cívico, outorga de grau com entrega do canudo e dos anéis pelos pais ou familiares, sendo finalizado com um jantar para as famílias dos formandos.

Ao abrir a solenidade, o diretor, Gleydson Pereira dos Santos, parabenizou o grupo de estudantes pela força de vontade e dedicação. “É por meio do estudo e desta força que vocês podem mudar a vida de vocês, das suas famílias e da comunidade onde vivem”, afirma. Em um discurso emocionado, a madrinha da turma, Suzanna Viccini, diz que este é um momento aguardado e importante para todos na comunidade. “A partir de agora, eles precisam sair da comunidade para estudar na cidade ou já buscarem emprego. Para muitos deles, esta pode ser a única formatura. Mas a minha certeza é de que desta escola sairá muitos meninos e meninas de fibra, da mesma qualidade do algodão produzido no Oeste da Bahia”, reforçou ela em seu discurso.

O paraninfo da turma de formandos, Júlio Busato, presidente da Abapa, presenteou os formandos com mochilas personalizadas. “Assim como os produtores de algodão, que já tiveram sua produção destruída por uma praga chamada bicudo, e não desistiram, desejo que persistam neste caminho na busca do conhecimento e do estudo”. No mês de junho, a Abapa levou agasalhos da campanha “Sou de Algodão” para os estudantes, sendo considerada, desde então, uma entidade parceira da localidade Rio de Pedras. A formatura também contou com o apoio e presença do empresário Osmar Martins, da Jaraguá Veículos, e da produtora Renate Busato, que também representava, na oportunidade, o Núcleo Mulheres do Agro.

 

Fonte: Abapa

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias