11º Dia de Campo Círculo Verde é realizado em Luís Eduardo Magalhães (BA)

O 11º Dia de Campo Círculo Verde, focado na soja e no milho, foi realizado na manhã desta sexta-feira (15) no Campo Experimental da empresa, localizado em Luís Eduardo Magalhães (BA).

A gerente de pesquisa da Círculo Verde Assessoria Agronômica & Pesquisa, Dra. Monica C. Martins, especialista em fitotecnia, iniciou o evento falando sobre doenças da soja, mostrando quais são as doenças que estão predominando nas lavouras de soja do Matopiba (acrônimo que faz referência à última fronteira agrícola do País, composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) nesta safra e apresentando os resultados das pesquisas realizadas pela empresa.

“Este ano a gente mudou a dinâmica, com uma barraca só de palestras e depois caminhamos no campo para ver cultivares de milho e de soja. Temos mais de 50 materiais de soja e a ideia é estar sempre aumentando”, destaca a Dra. Monica.

Em relação à presença do público no evento, Dra. Monica diz que foi um sucesso. “Quem veio saiu com bastante informação. O público foi além do que a gente esperava”.

O Dia de Campo Círculo Verde é caracterizado por ser um evento eminentemente técnico, atraindo todos os interessados no agronegócio, especialmente na cultura da soja e do milho. “Queremos agregar todo o setor do agronegócio: estudantes, produtores, pesquisadores, consultores, instituições, governo. Hoje nós tivemos aqui presidentes de sindicatos, da FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia), do Senar Bahia, o secretário de Agricultura da Bahia. Tudo isso nos motiva para fazer ainda melhor no ano que vem”, ressalta Celito Breda, sócio-proprietário da Círculo Verde.

Chuva dos últimos dias reanimou os produtores

Consultorias especializadas em agronegócio estão reduzindo, a cada levantamento, os números da safra 2018/19 de soja. A expectativa inicial era de uma safra de 120 milhões de toneladas; agora, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado divulgado nesta sexta-feira, a estimativa é de 115,4 milhões de toneladas.

A chuva dos últimos dias reanimou os produtores do Matopiba. “Há 10 dias havia uma preocupação muito grande, mas com o decorrer das últimas chuvas, nós percebemos que a recuperação está sendo muito boa, cresceu o otimismo. Há 10 dias se falava que talvez a região poderia colher de 40 a 45 sacas por hectare e hoje já se fala acima de 50 sacas, isso é um ponto muito positivo e está aí o resultado: um dia de campo com recorde de participação”, destaca Celito Breda.

Apoiadores

Apoiadores do 11º Dia de Campo Círculo Verde: Adama, Basf, Bayer, Ciaseeds, FT Sementes, Fundação Bahia, HO Sementes, Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT), J&H Sementes, Longping High-Tech, Nufarm, Oilema e Syngenta.

 

Confira mais fotos do 11º Dia de Campo Círculo Verde:

 

Redação Matopiba Agro – Túlio França

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias