Matopiba pode ser beneficiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente

Nesta quarta-feira (10), o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins (Seagro) e também coordenador do Grupo Técnico dos Secretários da Agricultura do Matopiba, César Halum, se reuniu em São Paulo com representantes do Paraguai, país que executa programa sustentável da carne bovina com excelência.

O secretário da Seagro está em São Paulo no Encontro Latino-Americano de Carne Sustentável. O evento é uma ação do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e acontece na Hamburger University, da Corporação McDonald’s (McDonald’s Corporation).

O McDonald’s é o patrocinador principal do encontro que reúne representantes de empresas de grande porte das áreas de alimentação e frigoríficos de países da América Latina, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

César Halum participa do evento representando o Tocantins, a convite da Coordenação da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do PNUD.

O gestor da Seagro participou da mesa redonda do Grupo de Trabalho Brasileiro para Pecuária Sustentável (GTPS) com representantes-chave do setor de pecuária sustentável da carne bovina do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia e México.

Para o secretário da Seagro, o Tocantins apresentou pontos favoráveis nas discussões. “O Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), um dos processos tecnológicos do ABC, é uma estratégia de produção sustentável que executamos com êxito”, destacou.

Programa

Foi em viagem institucional ao Peru em maio deste ano, para a Good Growth Conference, ação desenvolvida em nível mundial com a colaboração do PNUD, que o gestor da Seagro fez contato com representantes do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility), quando sugeriu a elaboração de um projeto sustentável da carne para a região do Matopiba.

Os representantes do GEF demonstraram interesse e informaram que o Fundo possui R$ 15 milhões de dólares que podem ser aplicados no projeto. “A partir de então, tivemos a ideia de criar o Grupo de Cooperação Técnica formado por secretários da agricultura do Matopiba, para juntos buscarmos desenvolvimento para a região” explicou.

Regras

Com o foco na alimentação saudável alinhada à sustentabilidade, a cadeia sustentável da carne possui cinco regras:

  • Recursos naturais: manejo responsável dos recursos naturais e melhoria do ecossistema;
  • Pessoas e comunidades: respeito ao direito das pessoas e boa relação com as comunidades;
  • Bem-estar animal: manejo respeitoso e responsável do animal;
  • Segurança e qualidade dos alimentos através do intercâmbio de informação para garantir sustentabilidade da cadeia;
  • Eficiência e inovação: fomentar a inovação e otimização em processos de produção, redução de resíduos e melhoria da viabilidade econômica.

 

Fonte: Governo do Tocantins (com edição do Matopiba Agro)

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias