SENAR e SPRLEM realizam colação de grau da segunda turma do curso técnico em agronegócio do Oeste da Bahia

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) realizaram, na noite da última sexta-feira (16), a segunda solenidade de colação de grau do curso técnico em agronegócio, parceria entre o polo SPRLEM, Rede e-Tec Brasil e Senar Bahia.

A solenidade, realizada no auditório do SPRLEM, reuniu formandos, familiares, amigos, professores, coordenadores, autoridades, além da mesa diretiva, composta pela vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Carminha Missio; pelo presidente do SPRLEM, Cícero José Teixeira; o primeiro vice-presidente de Desenvolvimento Pecuário da Faeb, Rui Dias; o produtor rural e paraninfo da turma, Jaime Cappellesso; o também produtor rural e patrono da turma, Jarbas Bergamaschi; a coordenadora do polo Luís Eduardo Magalhães e nome da turma, Rita Kunkel e o secretário de Agricultura do município, Eduardo Massuo Yamashita, que na ocasião representou o prefeito Oziel Oliveira.

O mercado de trabalho da região Oeste recebeu nesta noite 36 novos profissionais habilitados a exercerem suas funções. Diante disso, o formando Tiago Lucas Tonet procedeu o ato solene de juramento, juntamente com os demais formandos, onde prometeram, no exercício da profissão, ser conscientes da responsabilidade, ser fiéis aos preceitos éticos e humanos e profissionais, na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira.

“Comprometo-me perante o setor agropecuário, utilizar a minha profissão para contribuir no progresso social e econômico do meus país”, disse Tiago.

Em seguida, a oradora da segunda turma do curso Técnico em Agronegócio, Jéssica Gieseler, recordou os dois anos de histórias vividas pela turma. O primeiro contato, as amizades, as brincadeiras, os trabalhos, as visitas de campo às propriedades. Jéssica destacou que a frase “O agro é top, é pop e é o que nos move” caracteriza esta turma, onde alguns já trabalham no segmento e buscou no curso algo para somar, e outros que buscaram a qualificação profissional para aproveitarem as oportunidades que o setor agrícola oferece.

“O dia de hoje, o dia da nossa formatura, o dia de vestirmos a beca, recebermos o canudo, é para muitos marcado pela superação, pelo medo e dificuldades. Mas o dia de hoje é o dia de gratidão e orgulho por todos nós que chegamos até aqui. Agradecemos ao Senar, ao Sindicato dos Produtores Rurais, por nos oportunizar essa formação; aos produtores rurais que nos receberam em suas propriedades; aos nossos tutores por colaborarem com o nosso aprendizado; aos amigos e, especialmente,  às nossas famílias, que nos apoiaram e torceram por nós desde o início. A nós técnicos em agronegócio eu desejo que vamos em frente. Coragem, avante e sucesso a todos”, falou Jéssica.

Durante a cerimônia, os novos técnicos em agronegócio entregaram uma placa em homenagem e agradecimento aos colaboradores que contribuíram de forma decisiva para o andamento do curso. Foram homenageados o presidente da Faeb, Humberto Miranda, e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, representado pela vice-presidente da Federação, Carminha Missio; o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, representado pelo primeiro vice-presidente de Desenvolvimento Pecuário da Faeb, Rui Dias; o presidente do SPRLEM, Cícero José Teixeira; a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, representado por Rui Dias; o prefeito Oziel Oliveira, representado pelo secretário de Agricultura do município, Eduardo Massuo Yamashita; o paraninfo da turma, Jaime Cappellesso; o patrono da turma, Jarbas Bergamaschi; a coordenadora do polo Luís Eduardo Magalhães e nome da turma, Rita Kunkel. Os formandos homenagearam também a equipe pedagógica do Senar, a coordenadora geral do Senar Central, Maria Cristina Ferreira e as coordenadora pedagógicas, Daniela Lago e Lenessia Medleji. Recebeu também a placa o professor homenageado pela turma, André Walker.

Os parceiros, empresas e produtores rurais que receberam os formandos durante a formação, foram homenageados em agradecimento: Fazenda Sama, Fazenda Nova Bahia, Frigorífico Frilem, Agrosul John Deere, Fazenda Canto do Rio, Fazenda Boiadeiro, Captar Agrobusiness e Confinamento, Fazenda Sítio do Sol, Círculo Verde e o Centro de Treinamentos Parceiros da Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

O presidente do SPRLEM, Cícero Teixeira, destacou a importância da formação afirmando que os profissionais que hoje saem para o mercado de trabalho possuem conhecimentos sólidos de qualidade, pois foram capacitados pelo Senar, instituição que é a maior escola da terra.

“Agradeço ao Senar pela parceria e por trazer para a nossa região a qualificação profissional através da Rede e-Tec Brasil – programa do Ministério da Educação (MEC). Agradeço a todos os presentes, aos familiares dos formandos, aos tutores que colaboraram na formação dos 36 novos técnicos que estão sendo entregues nesta noite ao mercado de trabalho. Foram dois anos de intensos aprendizados onde os nossos técnicos em agronegócio estiveram em nosso polo se capacitando para, a partir de agora, atuarem no setor que cada vez mais precisa de mão de obra qualificada. Vocês estão preparados para colaborarem com a agropecuária de todo o Oeste da Bahia, de nosso estado e do nosso país. Desejo a vocês muito sucesso e parabéns”, disse Cícero Teixeira.

A vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, destacou a importância do investimentos dos produtores rurais. “Estou muito feliz pelo Sistema Sindical, Confederação e Federação, por entregarmos mais uma vez para a nossa região novos técnicos em agronegócio e por saber que tudo isso é possível graças ao trabalho desenvolvido aqui há muitos anos, e também pelos investimentos feitos pelos produtores rurais que nos possibilita oferecer um curso totalmente gratuito e de tão alto nível. Tenho certeza que cada um de vocês farão a diferença e contribuirão para a agropecuária de nossa região”.

 

Fonte: SPRLEM

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias