Megaestrutura e recorde de inscritos consolida a Corrida do Algodão como um dos principais eventos esportivos do Oeste da Bahia

A 3ª edição da Corrida do Algodão, ocorrida no último sábado (14) em Luís Eduardo Magalhães, consolidou a competição como um dos principais eventos esportivos do Oeste da Bahia. Com uma megaestrutura na Praça do Jardim Paraíso (Albano Lauck), a corrida contou com a participação de cerca de 1200 atletas amadores e profissionais, de todas as faixas etárias.

Realizada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a competição reflete a força da cotonicultura da região, que concentra 93% da produção do estado – segundo maior produtor de algodão do Brasil. “A cultura do algodão é bastante complexa, demanda um cuidado muito grande, desde o plantio até a comercialização. Os produtores precisam se preparar cada vez mais para obter sucesso e a gente traz essa ideia para a Corrida do Algodão. A cada ano investimos mais, porque a corrida está ficando cada vez maior”, desataca Júlio Cézar Busato, presidente da Abapa.

Além da competição esportiva, a Corrida do Algodão também proporcionou lazer para a população em geral, com área de alimentação, playground e música ao vivo. Para Busato, o evento é uma ótima oportunidade de aproximar o produtor rural – em especial o cotonicultor – da sociedade. “Neste evento, os produtores baianos têm a oportunidade de se integrar melhor com a sociedade. Nós agricultores temos a preocupação de produzir, de empregar tecnologia, de gerar emprego e renda. A Corrida do Algodão é uma maneira de mostrar para a população o que somos, o que pensamos e o que fazemos”.

Número de inscritos superou a expectativa

Com cerca de 1200 inscritos nesta edição, a Corrida do Algodão cresce o número de participantes a cada ano. “A corrida a cada ano está ficando maior. Este ano foram mais de mil inscritos, tinha mais pessoas querendo se inscrever, infelizmente tinha acabado os kits, mas ano que vem nós vamos aumentar”, disse Busato.

Resultados

A Corrida do Algodão contou com 5 categorias: Kids com Acompanhante, Kids Individual e Cadeirantes com percurso de 800 metros; 5 km (masculino e feminino) e 10 km (masculino e feminino).

Foram mais de R$ 13 mil em premiações para os cinco primeiros colocados das categorias 5 km e 10 km, masculino e feminino.

Confira os vencedores

Categoria 5 km masculino:

1º Antônio Francisco Silva Costa

2º Vagno Silva do Carmo

3º Fábio Rodrigues de Souza Cordeiro

4º Wesley Alves dos Santos

5º Otavio de Souza Santos

 

Categoria 5 km feminino

1º Luzinete Andrade dos Santos

2º Manoela Elias Cristalino Amaral

3º Juliana Pereira da Silva

4º Andreia Pinto

5º Nilza Campos Silva

 

Categoria 10 km masculino

1º Adriano de Oliveira Silva

2º Noel dos Reis Alves

3º Fernando Nunes Cézar

4º Alan da Rocha Santos

5º Evandro Pereira de Brito

 

Categoria 10 km feminino

1º Rosiane Xavier do Santos

2º Edielza Alves dos Santos Guimarães

3º Maria Sandra Pereira Silva

4º Camila Carmo de Carvalho

5º Marizete Ribeiro de França

 

Para ver a classificação completa de todas as categorias, acesse https://www.oestechip.com.br/resultado/Corrida-do-Algodao-2019.

 

Redação Matopiba Agro – Túlio França

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias