Tocantins: estímulo à produção e conhecimento tecnológico são destaques no lançamento do plantio da safra 2019/2020

Com a expectativa real de crescimento de área plantada em 5% em relação à safra de 2018/2019, foi lançado oficialmente na manhã da última sexta-feira, 11, na fazenda Tarumã, próximo ao Distrito de Buritirana, o início do plantio da Safra 2019/2020.

Para estimular ainda mais a produção e apoiar o produtor rural, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realizou uma série de palestras oferecendo aos produtores conhecimento tecnológico de ponta e apresentando um cenário claro e atualizado das tendências de plantio. Ao lado de vários produtores, representantes de entidades e empresas do setor, deputados e lideranças, o governador Mauro Carlesse também prestigiou o evento.

“Foi um dia muito especial. Apresentamos para o produtor rural as tendências de mercado e plantio. Sempre temos buscado agregar mais conhecimento e novidades para que o nosso produtor tenha uma melhor colocação no mercado”, detalhou o secretário da Seagro, César Halum.

O secretário reforçou ainda que ano a ano o Tocantins vem aumentando a sua área de plantio de grãos, principalmente da soja – o carro-chefe – e do milho, que foi um grande diferencial na balança comercial de exportação na safra 2018/2019.

“Nosso objetivo principal é aumentar o plantio de grãos, viabilizando a industrialização do estado. Assim, vamos deixar somente de exportar grãos e passar a processá-los aqui no Tocantins, agregando valor ao produto”, comentou o secretário, informando  que atualmente a área plantada de grãos no estado é de 1,45 milhão de hectares.

O evento foi realizado pelo governo do Estado, por meio da Seagro, Associação dos Produtores de Soja do Tocantins (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar) e Grupo Gorgen.

Também foram parceiros a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (Seder), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), VLI, Fertilizantes Tocantins, AGREX, Frísia, Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Cooapa), ANDAV Tocantins, Araguaia Motors, Associação Planalto, DCCO CUMMINS, Fourmaq Massey Ferguson, Gran Vereda Nissan, GRANDTEC CASE, Maqcampo, Marca Motors Mitsubishi, Mundo dos Ferros, New Holland, Sistema de Crédito cooperativo (Sicred), Terra Boa Stara e Autovia.

 

Fonte: Governo do Tocantins

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias