“Foi extremamente positivo”, diz César Halum sobre Encontro de Secretários de Agricultura do Matopiba

Palmas (TO) foi palco do 1º Encontro de Secretários de Agricultura do Matopiba, ocorrido nesta terça-feira (15) na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins (Seagro).

O anfitrião da reunião, César Halum, titular da Seagro e vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), recebeu em seu gabinete o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), Lucas Teixeira Costa, e a secretária adjunta de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Andreia Pereira Amorim, representando Fabiana Vilar Rodrigues, secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado Maranhão. A secretária de Estado do Agronegócio e Empreendedorismo Rural do estado do Piauí (Segaro), Simone Pereira de Farias Araújo, não pôde comparecer ao encontro.

Também participaram da reunião representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

No encontro foram discutidos temas relacionados à divisão territorial, logística, prevenção da febre aftosa e peste suína, além da integração dos quatro estados para elevar o nome Matopiba, região considerada a última fronteira agrícola do Brasil. “É uma parceria que visa buscar recursos, desenvolver o agronegócio. Estamos comprometidos com a questão da agricultura sustentável, que é o futuro do setor”, destacou Andreia Pereira Amorim, representante do Maranhão.

O secretário da Bahia, Lucas Teixeira Costa, disse que a soma de forças dos quatro estados vai favorecer os produtores do Matopiba. “Acho muito importante a união entre os estados. A gente vê a importância do Matopiba para o Brasil, e é muito bom estar aqui somando forças. Precisamos mostrar que nós temos produção de qualidade”, ressaltou.

O idealizador da iniciativa, César Halum, disse que o encontro foi importante para a conscientização da necessidade da formação de um bloco, composto pelos quatro estados. “O discurso do Tocantins, da Bahia, do Piauí e do Maranhão será o mesmo daqui pra frente, nós falaremos de uma forma só. O encontro foi extremamente positivo”.

Uma das ideias apresentadas durante o encontro foi a criação do Selo de Qualidade Matopiba, que irá atestar a qualidade dos produtos produzidos pela pecuária e agricultura da região.

Fundo Global para o Meio Ambiente

Um dos maiores financiadores de projetos de desenvolvimento sustentável do mundo, o Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF) – que já atua no Tocantins na cadeia produtiva da soja sustentável – tem interesse em financiar projeto sustentável da cadeia produtiva da carne no Matopiba. “Um projeto que está avançando e no momento que nós consolidarmos a nossa cooperação técnica, eu tenho certeza absoluta que esse projeto avançará muito e nós teremos os resultados brevemente”, revelou César Halum.

 

Redação Matopiba Agro – Túlio França

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias