Rialma Fertilizantes começa a atuar no Oeste da Bahia em parceria com a Matopiba Agro Representações

Localizada em Taipas do Tocantins, distante cerca de 350 km de Palmas, a Rialma Fertilizantes atua na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao enriquecimento do solo, através da produção do Foscal Pro, um fertilizante livre de processamento químico e recomendado para todos os tipos de solos e culturas.

Os estudos geológicos tiveram início em 2012 e, após várias pesquisas, foi descoberta uma jazida de 12 milhões de toneladas de fosfato em rochas sedimentares. Após a prospecção, foi instalada, em 2015, a indústria, localizada na zona rural de Taipas do Tocantins. Em 2016 iniciou a extração e comercialização do Foscal Pro – conhecido anteriormente como Foscal 7.500.

O Foscal Pro é resultado da moagem de rochas fosfáticas sedimentares, produto que possui alta porosidade e reatividade. “Além de fertilizante, o Foscal Pro também é um condicionador de solo que propicia maior desenvolvimento da raiz das plantas, isso faz com que a planta tenha uma maior resistência ao estresse hídrico, consiga absorver mais nutrientes. Um produto que aumenta a atividade biológica do solo, aumenta a atividade de fungos e bactérias benéficas ao solo”, destaca Gilberto Coutinho, engenheiro agrônomo e consultor de vendas da Rialma Fertilizantes.

Além de fósforo, o Foscal Pro fornece cálcio, magnésio, potássio, manganês e silício solúvel. “Vai liberar o fósforo e os demais nutrientes na medida em que a planta necessita”, explica Gilberto.

O Foscal Pro também é viável economicamente. “O Foscal Pro é um produto nacional, não tem interferência cambial no valor do produto”, diz Gilberto.

“Neste ano foi feito outro investimento na empresa, uma reestruturação, onde foi construído um galpão, com capacidade de armazenamento de 200 mil toneladas de produto final. Também foi instalada uma nova linha de britagem, que tem capacidade de produzir 1500 toneladas por dia”, ressalta Thiago Veloso Peres, engenheiro de minas e gerente da Rialma Fertilizantes.

Com apenas 3 anos no mercado, o Foscal Pro já é um produto consolidado, com aumento crescente da demanda e aceitação cada vez maior por parte dos produtores. “A Rialma comercializa a rocha fosfatada desde 2016 e, de lá para cá, vem cada vez consolidando mais sua posição no mercado. Nossos clientes no Tocantins já usam o produto em diversos tipos de culturas”, diz Ângelo Caiado, diretor da Rialma Fertilizantes.

Parceria com a Matopiba Agro Representações

Em visita a Luís Eduardo Magalhães (BA), Ângelo Caiado oficializou a parceria entre a Rialma Fertilizantes e a Matopiba Agro Representações. “A gente conheceu o Francisco (Chiquinho), um empresário que atua em diferentes áreas, e isso alinha com que a empresa quer, que é um trabalho de seriedade, um trabalho em respeito ao cliente, e a Matopiba Agro Representações é uma empresa que tem um bom relacionamento com todos. São duas mentalidades que se alinharam para fazer uma parceria de longos anos”, disse o diretor da Rialma Fertilizantes.

O diretor da Matopiba Agro Representações, Francisco Pereira Neto, agradeceu a confiança que a Rialma está depositando em seu trabalho. “Queria agradecer a confiança que eles estão nos dando em representar essa empresa no mercado do Oeste da Bahia, um mercado tão competitivo. Nós temos que fazer um belo trabalho, mas como o produto é de qualidade, eu tenho certeza que em pouco tempo o Foscal Pro estará consolidado no mercado local”.

Grupo Rialma

A Rialma Fertilizantes pertence ao Grupo Rialma S/A, que, além da mineração, atua no setor energético e agropecuário. Com sede em Brasília (DF), as atividades da empresa envolvem 62 municípios de 8 estados brasileiros.

Iniciou na agropecuária há quase quatro décadas, com cultivo de lavoura de grãos e prática pecuária. Hoje, é responsável pelo fornecimento de 8100 toneladas de carne por ano, possibilitando, anualmente, a alimentação de cerca de 240 mil pessoas.

Na área de energia, atua na geração, transmissão e comercialização. Diferencia-se no mercado pela otimização constante dos projetos desenvolvidos, trabalhando na concepção, viabilização, implantação e operação de usinas de geração elétrica por fontes limpas e renováveis (eólica e a hídrica).

 

Redação Matopiba Agro – Túlio França

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias