1ª PecShow tem resultado positivo e entra de vez no calendário agropecuário tocantinense

O resultado da 1ª Feira de Exposição de Touros e Cavalos de Alto Padrão e Geneticamente Melhorados (PecShow 2019), realizada entre os dias 25 e 27 de outubro, superou as expectativas iniciais nas comercializações e na participação de expositores, sendo inserida no calendário de eventos agropecuários do Tocantins. A expectativa é que aconteça todos os anos na segunda quinzena de outubro. A feira ocorreu no Centro  Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

A PecShow 2019 foi uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros.

Para o médico veterinário da Diretoria de Política para Agronegócio e Pecuária da Seagro, Thyago Tulio, o evento proporcionou a difusão de conhecimento e de novas tecnologias ao homem do campo. “A Secretaria da Agricultura encerrou a PecShow 2019 com boas expectativas para realizar as próximas feiras que virão, pois acreditamos neste segmento agropecuário, na intenção de difundir as tecnologias genéticas na pecuária de corte, leite e equinos”, almejou.

Thyago Tulio disse ainda que a comercialização bovina alcançou 30% de vendas, sendo elas diretas (realizadas diretamente no evento) e indiretas (realizadas pós-evento). Quanto aos cavalos, a porcentagem de vendas alcançou 17%, o que demonstrou uma nova alternativa de comercialização para os expositores de equinos.

“Tenho certeza que a PecShow vai emplacar, pois o Tocantins é genuinamente voltado ao setor agropecuário e esse espaço será ideal para apresentarmos aos pecuaristas o potencial genético do rebanho bovino e equino que o estado oferece”, ressaltou Luiz Fernando Salim, gerente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

Feira

A Pecshow expôs animais (equinos e bovinos) de alto potencial genético e com grande valor comercial. Ao todo foram ofertados 99 animais bovinos, entre eles Senepol, Tabapuã e Nelore; e 12 equinos da raça Mangalarga Marchador.

Produtores

Para o produtor de cavalo Manga larga marchador, Marcelo Honorato, do município de Barrolândia, a feira mostrou que promete crescer nos próximos anos. “Tudo tem seu começo e tivemos a oportunidade de mostrar nossos produtos, conseguimos muitos contatos com produtores, o que posteriormente poderá gerar bons negócios. Em 2020 esperamos que seja ainda melhor,” enfatizou.

“A abertura de mais esta vitrine é importante para mostrarmos nossos animais. Como foi a primeira feira, superou a expectativa de negociações e apresentação dos animais aos produtores que primam por animais altamente reprodutivos”, disse Glauber Kliemann, um dos expositores da PecShow 2019.

A feira é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). São parceiros a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ferpam, New Holland, Polli, Astre, Syngenta, OuroFino, Tortuga, SIM, ACCMMTO e Pró-Genética.

 

Fonte: Governo do Tocantins

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias