“É um absurdo”, diz ministra sobre a Moratória da Soja

Tereza Cristina defendeu a aplicação do Código Florestal e afirmou que a agricultura brasileira é a mais sustentável do mundo

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se manifestou contra a Moratória da Soja, o acordo que impede a compra do grão de áreas desmatadas no bioma amazônico. Durante participação em evento no Paraná, nesta terça-feira (12), ela reconheceu que se trata de um acordo entre entes privados, mas ressaltou que o considera um absurdo. E afirmou que a agricultura brasileira é a mais sustentável do mundo.

“Eu acho um absurdo. Nós temos como mostrar onde a nossa soja é produzida e se pode ser produzida naquele local. O Brasil tem o Código Florestal, que é hoje uma das leis mais rigorosas do mundo, onde o produtor tem que manter de 20% a 80% da sua propriedade em matas nativas. Eu acho que precisa de um entendimento. Precisamos mostrar. Ter dados claros para comprovar e para que o Brasil não sofra como vem sofrendo”, disse ela.

Embora contrária à Moratória, ela ponderou, no entanto, que é um assunto que deve ser discutido. Na avaliação dela, o produtor rural tem consciência do que está na legislação e cumpre o Código Florestal.

Estados Unidos

Preparando-se para viajar aos Estados Unidos, onde pretende negociar a retomada das exportações de carne bovina in natura do Brasil, Tereza Cristina afirmou que o assunto deve ser tratado de forma técnica. Na visão dela, não é possível tratar questões sanitárias de forma política. A ministra afirmou que pretende estabelecer um canal de relacionamento aberto e franco com o governo americano.

“Vamos levar o que eles nos pediram. Eu devo ter uma reunião, já está confirmada, com o secretário Perdue. Eu vou mostrar e vou dizer ‘se precisar ir lá de novo, que venham rápido’. O Brasil tem pressa e os Estados Unidos também. Estamos discutindo uma parceria com os Estados Unidos. Nada como o olho no olho”, disse ela, referindo-se ao chefe do USDA, Sonny Perdue.

Tereza Cristina participou, em Londrina (PR), da Agrobit, que termina nesta quarta-feira (13). Na cerimônia de abertura, a ministra da Agricultura fez uma defesa do uso da tecnologia para a conquista de novos mercados. E lembrou da importância e do papel do Brasil como fornecedor de alimentos e promotor da segurança alimentar global.

De acordo com o divulgado pelo Ministério, ela esteve no espaço da Embrapa no evento, onde conheceu de perto como é feito o monitoramento de lavouras com a utilização de drones. E assinou o termo de compromisso para iniciar a Coalizão Soja 4.0. O projeto, desenvolvido pela Embrapa Soja, visa oferecer tecnologias e orientações técnicas para promover a inovação na cultura.

 

Fonte: Revista Globo Rural

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias