Tocantins: Ruraltins de Paraíso conta com nova Central de Recebimento do Programa de Aquisição de Alimentos

O município de Paraíso do Tocantins está com nova instalação para a Central de Recebimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Compra Direta. Uma equipe técnica da Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), órgão executor do programa no estado, acompanhada pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Paraíso, visitou o novo prédio na manhã da última quinta-feira, 20.

Com a nova instalação, disponibilizada pela prefeitura municipal, os produtores de Paraíso terão um local próprio para entrega dos alimentos, que serão distribuídos às entidades beneficiadas. Segundo a extensionista do Ruraltins e responsável pelo PAA no município, Maristhela Ramos, só em Paraíso, são 16 produtores cadastrados e 28 instituições aptas a receber produtos, somando 11.092 beneficiários contemplados com o programa.

Em 2019, o município foi contemplado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com a entrega do kit da Agricultura Familiar, composto por um caminhão baú refrigerado, um computador, uma impressora multifuncional, duas balanças, mesa de escritório, cadeiras estofadas e paletes de polietileno, fortalecendo e dando condições de trabalho ao agricultor beneficiado. “Um dos principais meios de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar é por meio dos programas sociais”, reforçou Maristhela Ramos.

Cadastro para 2020

O PAA é um programa de compras do Governo Federal executado pelo Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins. Em Paraíso, a regional atende 15 municípios da região, acompanhando os cadastros de produtores, instituições e produtos em todos os municípios, bem como a distribuição dos alimentos adquiridos.

Neste ano, a equipe do escritório regional acompanhou a realização dos cadastros de produtores, instituições, e produtos em todos os municípios, totalizando 354 agricultores e 125 instituições cadastradas, contemplando 32.511 beneficiários.

“Fizemos um trabalho de busca ativa de instituições e produtores/fornecedores com as equipes locais para realizarmos os cadastros no programa para a proposta de 2020 com objetivo de alcançarmos o maior número de pessoas beneficiadas e fomentar o fortalecimento da economia local por meio da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para nós do Ruraltins é gratificante a execução de um programa de extrema importância como o PAA, que além de enriquecer o cardápio do lanche das unidades de ensino e entidades socioassistenciais, proporciona aumento da renda das famílias rurais, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o êxodo rural”, frisou a gerente da Regional do Ruraltins em Paraíso, Rosiane Luz.


Fonte: Governo do Tocantins




Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias