Consórcios intermunicipais visam ampliar mercado de alimentos no Tocantins

Em videoconferência ocorrida nesta segunda-feira, 6, em Palmas, com a participação de 56 secretários de agricultura do Tocantins, o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Halum, reafirmou políticas públicas do Governo do Estado para o setor agropecuário e lançou o programa consórcios intermunicipais entre os municípios que já têm o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), visando a ampliação de mercado de alimentos, por meio da formalização de consórcios entre municípios tocantinenses. A segunda parte da videoconferência acontece até quarta-feira, 8, quando o corpo técnico da Seagro e de Minas Gerais darão orientações aos municípios.

Em sua fala, Halum inicialmente trouxe a mensagem de criar alternativas para que a economia do Tocantins supere a pandemia do coronavírus sem altos impactos. “Devemos estar preparados com novas alternativas para que as economias municipais e do Estado sofram minimamente estes impactos, por meio da ampliação desses mercados”, afirmou.

Ainda a respeito de soluções para superar o momento de instabilidade, o secretário da Seagro informou “a aquisição de recursos na ordem de R$ 2,5 milhões, garantidos pelo governo federal por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o setor agropecuário. A expectativa é que a verba seja liberada logo que depois desta crise”, explicou.

A gerente de Agroindústria da Seagro, Verônica França, disse que o principal objetivo dos consórcios “é ampliar o mercado consumidor das agroindústrias tocantinenses registradas no SIM”.

O secretário de agricultura de Taguatinga (TO), João Paulo, classificou de “alternativa importante” a formalização de consórcios intermunicipais. “Na nossa região o consórcio será muito bem-vindo, pois vai contemplar vários municípios da região sudeste”, garantiu.

Também participaram da videoconferência pela Seagro o secretário-executivo Adenieux Santana e os diretores José Américo e Carlos Martins.

Municípios tocantinenses que participaram da videoconferência: Alvorada, Angico, Augustinópolis, Abreulândia, Aragominas, Araguaçu, Couto Magalhaes, Combinado, Colinas, Crixás, Caseara, Cristalândia, Carrasco Bonito, Chapada de Natividade, Chapada de Areia, Dianopólis, Divinópolis, Dois Irmãos, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Itaporã, Lagoa da Confusão, Luzinópolis, Lajeado, Miranorte, Marianópolis, Natividade, Piraquê, Porto Nacional, São Miguel, São Sebastião, Nova Rosalândia, Sandolândia, Taguatinga, Palmeirante, Pedro Afonso, Santa Terezinha, Praia Norte, Silvanópolis, Tocantínia, Presidente Kennedy, Santa Rosa, Talismã, Santa Rita e Paraíso do Tocantins.


Fonte: Governo do Tocantins






Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias