Tocantins já colheu 92% da soja e espera produtividade dentro das médias históricas

A colheita da safra de soja 2019/20 já atingiu 92% das áreas cultivadas no Tocantins, restando apenas localidades mais ao sul do estado. Depois de um período de dificuldades na colheita devido às chuvas, algumas localidades registraram acumulados de até 450 mm em março, os trabalhos avançaram e as expectativas são boas.

Segundo o presidente da Aprosoja TO, Maurício Buffon, a média de produtividade estadual deve ficar entre 52 e 54 sacas por hectare, dentro das médias históricas, já que Tocantins possui muitas áreas novas de primeiro ou segundo ano.

A comercialização desta safra já está bastante adiantada com a maioria dos produtores tendo fechado vendas desde o momento da implantação das lavouras, ficando até um pouco fora dos melhores momentos de preços. Buffon aponta que o estado já registra negócios inclusive para a próxima safra 2020/21.

Já a segunda safra de milho foi cultivada em sua maioria dentro da melhor janela – final de fevereiro – e espera-se que os 220 mil hectares cultivados obtenham bons rendimentos de produção, que somados aos preços altos de vendas, deve garantir rentabilidade ao produtor tocantinense.

O estado espera que as chuvas previstas para esta semana realmente aconteçam para manter o bom desenvolvimento das lavouras e depende de novas precipitações durante abril e maio para aquelas áreas semeadas mais tardiamente.


Fonte: Notícias Agrícolas





Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias