Assinatura de termo de cooperação entre BA e TO marca abertura da Bahia Farm Show 2022

Aberta oficialmente nesta quarta-feira (1º), a 16ª edição da Bahia Farm Show foi marcada pela assinatura do Termo Declaratório de Divisa Territorial entre os estados da Bahia e Tocantins. Formalizado entre os governadores Rui Costa e Wanderlei Barbosa, respectivamente, o documento atendeu a uma solicitação de mais de 30 anos de agricultores que possuem propriedades na área de divisa e que se encontravam em situação de insegurança jurídica, considerando haver outras propostas de demarcação territorial além da formatada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que passa a ser a adotada a partir de agora. O acordo, celebrado durante o evento, teve a articulação dos produtores rurais por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

“O palco para a assinatura deste acordo histórico não poderia ser outro que não a Bahia Farm Show, uma feira pensada em apoiar o agricultor, seja com novas tecnologias, conhecimento e em articulações importantes junto às esferas governamentais. Esta celebração marca a retomada da Feira após a pandemia da Covid-19 e traz mais segurança às famílias que produzem nas áreas de fronteira. Nosso agradecimento aos dois governos por entenderem nosso pleito. Certamente agora os agricultores estarão ainda mais entusiasmados e fortalecidos para fazer negócios durante a Feira”, destacou o presidente da Bahia Farm e da Aiba, Odacil Ranzi.

A assinatura mútua também foi destacada durante os pronunciamentos dos dois governadores. “Manifesto a minha alegria por este momento. Juntos, estamos fazendo algo que há décadas o setor produtivo da nossa divisa espera, uma integração, uma resolução de um problema crônico”, destacou Wanderley Barbosa.

Por sua vez, o governador baiano reforça a importância deste documento para os produtores. “Foi uma solicitação importante e que mobilizou nossas equipes técnicas na busca por uma resposta capaz de garantir a tranquilidade das famílias que ali vivem e produzem”, disse. Na oportunidade, Rui Costa anunciou melhoria da pista do aeroporto de Luís Eduardo Magalhães, fundamental para o setor do agronegócio.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Social Media

Últimas notícias